
Tarifaço de Trump: ES não fecha novos negócios e deixa de exportar 2,5 mil toneladas de café para os EUA em 7 dias
19/07/2025
Presidente da CVM renuncia ao cargo após 3 anos
19/07/2025
Os sócios Francesc Petit, Roberto Duailibi e José Zaragoza, da DPZ
Foto: Divulgação
O escritor e publicitário Roberto Duailibi, morto nesta sexta-feira (18) aos 89 anos, foi homenageado por amigos e colegas que destacaram sua trajetória intelectual e profissional, marcada por contribuições decisivas à publicidade no Brasil.
O publicitário Luiz Lara, em entrevista à GloboNews, exaltou a importância de Duailibi para a comunicação brasileira:
“Ele criou campanhas memoráveis que ajudaram a construir marcas”, afirmou.
A jornalista Julia Duailibi, apresentadora da GloboNews, também prestou homenagem ao publicitário, que era primo de seu avô. “Sempre tive admiração por ele”, contou.
Nas redes sociais, ela relembrou que se aproximou de Roberto no início da carreira como repórter, quando recebeu uma ligação inesperada.
“Disse que me lia, queria saber de quem eu era filha e me convidou para conhecer a agência.” Desde então, mantiveram contato esporádico. “Ele sempre muito generoso, interessado, bem informado e lúcido.”
Ela também destacou o trabalho dele sobre a genealogia da família: “Fez um trabalho lindo sobre as origens no Líbano e no Brasil da família Duailibi, chamado Família D.”
“Como pessoa humana, era extraordinário”, afirmou o professor aposentado da Universidade de São Paulo e membro da Academia Paulista de Letras, José Pastore, ao Jornal Hoje. Ele destacou a amplitude cultural do amigo e o impacto que teve na realização de projetos importantes: “Deixa um legado muito grande”.
A trajetória do ícone da publicidade
Nascido em uma família de origem libanesa, Duailibi mudou-se para São Paulo aos 12 anos. Formou-se pela Escola de Propaganda de São Paulo em 1956 e iniciou a carreira em 1952, na Colgate-Palmolive. Atuou como redator em grandes agências como JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda, onde chegou a vice-presidente de criação.
O escritor e publicitário Roberto Duailibi
Divulgação/DPZ
Em 1968, fundou a agência DPZ, ao lado de José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti. O grupo revolucionou a publicidade nacional com campanhas marcantes e tornou a DPZ uma das agências mais premiadas do país. No ano seguinte, Duailibi foi eleito “Publicitário do Ano” no Prêmio Colunistas.
Além da atuação no mercado, teve papel importante no meio acadêmico. Foi professor e diretor de cursos da ESPM e deu aulas na Escola de Comunicações e Artes da USP. Presidiu a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) por duas gestões e participou de conselhos da Fundação Bienal de São Paulo e do Fundo Social de Solidariedade do Estado.
Como escritor, publicou obras como Criatividade & Marketing, escrita com Harry Simonsen Jr., na qual apresentou o conceito da “régua heurística”, voltado ao estímulo da criatividade nas empresas. Também é autor de Cartas a um Jovem Publicitário (2005) e da coleção Ideias Poderosas, em parceria com Marina Pechlivanis.
Roberto Duailibi ocupava desde 2015 uma cadeira na Academia Paulista de Letras.
Campo-grandense, Roberto Duailibi, doa acervo de 1.500 itens sobre história árabe
Morre Roberto Duailibi, escritor e publicitário, aos 89 anos
Fonte: G1 Read More