Turnê ‘Renaissance’, da Beyoncé, pode superar em R$ 2,4 bilhões a arrecadação de ‘The Eras Tour’, da Taylor Swift
18/06/2023Marco legal das criptomoedas: o que muda com a lei que passa a valer nesta semana
18/06/2023Globo Rural visitou uma das fazendas pioneiras no melhoramento genético de bubalinos para aumentar a produção de leite. ‘Barriga de aluguel’ e inseminação artificial: conheça técnicas de melhoramento genético d
Técnicas como a inseminação artificial e a transferência de embriões, conhecida como “barriga de aluguel”, são muito comuns em bovinos, mas agora vêm sendo praticadas em búfalos. A ideia é melhorar a qualidade do rebanho e aumentar a produção de carne e leite.
O Globo Rural visitou uma das fazendas pioneiras no melhoramento genético de bubalinos para mostrar algumas das técnicas que vem sendo aplicadas neste setor.
O local, que fica no interior de São Paulo, é comandado por uma família que tem um rebanho de 110 búfalas da raça indiana Murrah, voltadas para a produção de leite.
Alta produtividade
A média de retirada da fazenda é de 12 litros de leite por dia, em duas ordenhas.
Essa quantidade é considerada acima da média, algo que só foi possível porque a família vem selecionando animais há 50 anos.
A seleção genética nada mais é do que cruzar os melhores machos e fêmeas para produzir animais cada vez melhores que, por sua vez, estimulam o aumento da produção leiteira, em uma mesma propriedade.
Para acelerar esse processo, a família passou a usar a inseminação artificial na década de 90.
Há 10 anos, a propriedade deu mais um salto na reprodução com a transferência de embriões, um sistema que já é bem desenvolvido com os bovinos, mas pouquíssimo explorado nos búfalos.
Confira os detalhes da reportagem no vídeo acima.
Vídeos mais assistidos do Globo Rural
Fonte: G1 Read More