Carro zero com desconto: 64% dos recursos para bancar programa já foram gastos; veja a lista de preços
19/06/2023Usina Coruripe, em AL, abre vagas de emprego e estágio; veja cargos e como se candidatar
19/06/2023 A palavra foi usada primeiro para descrever a fruta e depois a tonalidade. Antes do termo se tornar comum, coisas com a tonalidade eram chamadas de “amarelas-avermelhadas”. Laranjas passam por banho com shampoo, seguido de aplicação de cera em packing house em Limeira (SP).
Fábio Tito/g1
A palavra laranja foi usada primeiro para descrever a fruta e depois a tonalidade.
Antes disso, as coisas que possuíam essa cor eram chamadas de “amarelas-avermelhadas”, explica Marcelo Módolo, professor do departamento de Letras Clássicas e Vernáculas na Universidade de São Paulo (USP).
Mas, a princípio, nem a fruta se chamava “laranja”. Seu primeiro nome foi “naranga”, que significa laranjeira, aponta o professor. Com o passar do tempo, ela foi sendo modificada até chegar na forma que conhecemos hoje.
A palavra foi adotada para se referir à cor no século 16, conforme a fruta se disseminava na Ásia. Isso aconteceu pelo processo de referenciação, que é quando as pessoas associam os nomes de coisas que se parecem.
No primeiro momento, ela era chamada ainda de “cor de laranja”, só depois se tornando apenas “laranja”.
DE ONDE VEM O QUE EU COMO: veja os vídeos da série
Gente do campo: histórias de quem alimenta o país
Veja curiosidades sobre a laranja (fruta)
⚔️ Guerreira: a fruta enfrenta uma doença diferente a cada 10 anos e vem de uma árvore que perde a “infância” para poder chegar saudável e mais rápido à sua mesa, juntando duas partes adultas de plantas diferentes para driblar doenças e choques climáticos.
😢 Fruta “triste”: já foram muitas as pragas que a laranja enfrentou e com nomes nada agradáveis, uma delas foi a tristeza dos citros, um vírus que entrou Brasil por meio de mudas trazidas do Japão e que é transmitido por um pulgão preto.
A doença foi apelidada de tristeza porque deixava as plantas, de fato, com um aspecto triste, murcho, sem vida.
Quem salvou a laranja da tristeza foi o limão, mais especificamente o limão-cravo. Durante a década de 1940, descobriu-se que este tipo de limão era resistente ao vírus da tristeza e, por isso, plantas de laranja passaram a ser enxertadas nele.
🍊 Laranja o ano inteiro: existem vários tipos de laranjas, cada uma tem a sua época. Safra da pera Rio, por exemplo, vai de maio a outubro; já a colheita da laranja-baía é mais forte entre maio e setembro. Confira o calendário completo aqui.
Saiba mais sobre a laranja:
Conheça o caminho da fruta até a sua mesa:
De onde vem o que eu como: laranja
Pera, lima e baía: veja as diferenças entre as laranjas
Pera, lima e baía: veja as diferenças entre as laranjas
Fonte: G1 Read More