Contagem da população foi adiada duas vezes por causa da pandemia. Local foi usado como base para todo o país. Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, foi usada como teste para o modelo do Censo 2022
Divulgação/ IBGE/ Cal Guimarães
A Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, teve papel fundamental na realização do Censo 2022, já que foi o lugar escolhido para o teste do modelo usado na coleta de informações.
Após dois adiamentos da contagem da população por causa da pandemia da Covid, a ilha foi considerada como o local ideal para as primeiras análises por ter a população imunizada contra a doença. A sugestão foi da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A população adulta da ilha começou a ser vacinada em junho de 2021, em uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os moradores foram voluntários para medir os efeitos da vacinação contra a Covid em larga escala na população.
“Como testar um censo numa pandemia? Tem que botar o censo na rua, mas como colocar na rua sem testar? Precisávamos testar. E aí sugeriram: ‘Por que não fazem o teste do censo em Paquetá?’ E enchemos a ilha de pessoas com os coletes [usados pelos recenseadores]. O conselho diretor ia toda semana para acompanhar o censo em Paquetá, que estava vacinada”, contou Cimar Azeredo, presidente do IBGE.
LEIA TAMBÉM:
Censo 2022: veja o resultado nas 92 cidades do Rio de Janeiro
População do RJ cresce 0,40% em 12 anos e chega a 16.054.524
Confira o aumento da população ao longo das décadas
IBGE realizou prévia do Censo 2022 na Ilha de Paquetá
Divulgação/ IBGE/ Cal Guimarães
Com a população amplamente imunizada contra a doença, em setembro de 2021, agentes do IBGE foram às ruas e visitaram todos os domicílios da ilha. Os dados preliminares mostraram que 98,1% dos ocupantes dos domicílios particulares permanentes foram entrevistados, sendo que em 0,8% o morador estava ausente, e em 1,2% houve recusa.
A população total recenseada foi de 3.612 pessoas — 46,4% homens e 53,6% mulheres. Porém, os resultados com os recortes mais detalhados do IBGE, como bairros e regiões administrativas, ainda não foram divulgados.
A capital do estado, que no ranking nacional aparece como a segunda cidade mais populosa do Brasil, perdeu 109.023 habitantes. A redução foi de 1,7%, passando de 6.320.446 pessoas em 2010 para 6.211.423 em 2022.
Testes para o Censo 2022 também foram realizados em Engenheiro Paulo de Frontin, no interior do Estado do Rio de Janeiro.
O modelo de testes usado na Ilha de Paquetá foi levado também para outras cidades dos 26 estados e no Distrito Federal. Aperfeiçoado, ele começou a ser usado no dia 1º de agosto de 2022 em todo o país, data oficial do início da coleta de informações.
População vacinada contra a Covid contribuiu para que a Ilha de Paquetá fosse usada para teste do modelo usado no Censo 2022
Divulgação/ IBGE/ Cal Guimarães
Recenseadores do IBGE na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro
Divulgação/ IBGE
Fonte: G1 Read More