‘Dinheiro esquecido’: R$ 7,3 bilhões estão disponíveis para resgate em sistema do BC
11/09/2023CPI das Pirâmides Financeiras ouve quatro testemunhas nesta terça
11/09/2023Consumidores criticaram camisa e calça listrados com as cores branca e azul lançados pela marca; Riachuelo afirma que escolha foi ‘infelicidade’, pede desculpas e diz que retirará conjunto das lojas e do e-commerce. A Riachuelo foi acusada de imitar os uniformes dos campos de concentração nazistas.
As acusações vieram após a companhia lançar um conjunto de camisa e calça listrados com as cores branca e azul, semelhante ao uniforme impostos por nazistas a judeus nos campos de concentração durante a 2ª Guerra Mundial.
As peças geraram revolta entre consumidores e críticas de vários internautas nas redes sociais, que afirmavam que “faltavam aulas de história” aos estilistas e responsáveis pela coleção da marca.
Uma das críticas que mais viralizaram foi a da especialista em cultura material e consumo, semiótica psicanalítica da USP Maria Eugênya (veja abaixo). A publicação já conta com mais de 111 mil curtidas e 7 mil compartilhamentos.
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Em nota enviada após a polêmica, a Riachuelo afirmou que a escolha do modelo das peças e da cartela de cores “realmente foi uma infelicidade”, e destacou que em “nenhum momento houve a intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos de tanta gente”.
A companhia também informou que todas as peças já estão sendo retiradas das lojas e do e-commerce da empresa.
Veja o posicionamento da Riachuelo na íntegra:
“Nós, da Riachuelo, prezamos pelo respeito por todas as pessoas, e esclarecemos que, em nenhum momento, houve a intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos de tanta gente.
A escolha do modelo das peças e da cartela de cores realmente foi uma infelicidade, e gostaríamos de reforçar que todas as peças já estão sendo retiradas das nossas lojas e e-commerce.
Entendemos a sensibilidade do assunto, agradecemos o alerta trazido pelos nossos consumidores e pedimos desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo que o produto possa ter representado.”
Fonte: G1 Read More