
CCJ da Câmara aprova projeto que permite notificação extrajudicial de dívidas por WhatsApp
31/10/2023
‘Para quem se empolga, novo cenário é perigoso para superendividamento’, diz economista sobre ‘Marco Legal das Garantias’
31/10/2023O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, deputado Danilo Forte (União-CE) escreveu em suas redes sociais nesta terça-feira (31) que seu parecer pode rever a meta de déficit fiscal, desde que isso seja “consenso” entre as lideranças políticas.
Na LDO enviada ao Congresso, o governo previu zerar o déficit fiscal no ano que vem. Na sexta-feira (27), em um café da manhã com jornalistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que dificilmente a meta será alcançada.
A fala de Lula foi vista como um sinal de que o governo mudaria a meta e desencadeou um debate no meio político sobre a responsabilidade fiscal do Executivo.
Na semana passada, Forte disse que a fala de Lula cria “constrangimento” para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Nesta segunda (30), em entrevista coletiva, Haddad afirmou que o governo vai continuar buscando a meta de déficit zero.
Havia uma previsão de que Forte apresentasse seu relatório sobre a LDO nesta semana. Mas a divulgação deve ser adiada, diante da discussão sobre a meta. Líderes do Congresso têm feito reuniões nos últimos dias para tratar do tema.
“A prioridade agora é dar início à discussão formal da LDO com a votação do relatório preliminar. Não podemos correr o risco de iniciar 2024 sem orçamento. Seria o pior dos mundos. Sigo disposto a revisar a meta neste processo caso esse seja o consenso de nossas lideranças.
Fonte: G1 Read More