Em busca de R$ 300 bi adicionais para atingir metas fiscais em 2025 e 2026, equipe econômica já admite rever objetivos
09/04/2024Adiada a instalação da comissão que vai analisar fim de incentivos para o setor de eventos
09/04/2024 Veja qual tipo de alimento pode ser refrigerado e qual deve ficar na fruteira. E os cuidados que agricultores tomam para aumentar a durabilidade e preservar a qualidade dos produtos antes de chegaram à sua mesa. Laranja mofada
Nancy Hughes na Unsplash
As frutas, verduras e legumes em casa estragam antes de você ter a oportunidade de comer, mesmo na geladeira? Isso pode estar acontecendo porque você está armazenando os alimentos de forma errada.
Não existe nenhum tipo de conservante que possa evitar para sempre o aparecimento de fungos, explica a nutricionista Vanderli Marchiori, integrante da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban). A razão é que eles se desenvolvem a partir da atividade da água na célula do alimento.
Assim, uma das principais dicas para prolongar a vida das frutas e verduras é diminuir a umidade ao seu redor, principalmente, se os alimentos são higienizados assim que chegam dos supermercados: nunca guarde eles antes de secá-los muito bem.
ENTENDA: Cortar pedaço da fruta mofado e comer o resto faz mal?
E olha que os cuidados para a qualidade e durabilidade dos alimentos começam bem antes de eles chegarem em casa, desde a lavoura, como ensina Priscila Nasrallah, diretora de ESG da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
Além de prevenir e combater pragas e doenças que possam surgir, os agricultores costumam:
nutrir o alimento durante todo o processo de plantio;
durante a colheita, evitar golpes e pancadas que possam danificar o cultivo;
colher nas horas mais frescas do dia;
no caso das frutas, levar o alimento para uma câmara fria o mais rápido possível após a colheita, pois, quanto mais esse processo demorar, pior é para a fruta;
embalar o alimento em um local limpo e sem risco de contaminação;
armazenar em local com umidade controlada, para melhor conservação.
Além disso, alguns alimentos podem receber um tratamento extra para garantir uma maior durabilidade.
Na laranja, por exemplo, é aplicada uma cera que a impede de desidratar, já que o produto fecha os poros da fruta e evita que ela fique murcha, explicou Júnior Lucato, diretor comercial da Citricola Lucato, na série do g1 “De onde vem o que eu como”.
Saladas e legumes passam por uma lavagem para eliminar sujeiras da lavoura, depois uma centrifugação para controlar a umidade e ainda recebem embalagens próprias para aumentar a durabilidade, como a vácuo ou pacotes com gases próprios para conservação. Saiba mais sobre o processo das verduras até a sua mesa aqui.
Em casa os cuidados devem continuar, como sugeridos a seguir.
Como evitar que os alimentos mofem
Barbara Miranda / arte g1
Como o mofo é causado?
O mofo é causado por fungos, que podem se desenvolver em qualquer ambiente, até na geladeira. O aparecimento desses organismos é um processo natural do envelhecimento dos alimentos, explica Marchiori.
Não se sabe quantas espécies de fungos existem, mas há estimativas de que cheguem até 300 mil. Os mofos ou bolores são espécies dos filamentosos, que se desenvolvem em matéria orgânica.
Uma das formas que o fungo se propaga é por meio dos esporos, que podem ser carregados pelo ar, ou pelo contato. Assim, uma fruta deteriorada poderá contaminar outras que estejam por perto, explica Uelinton Pinto, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC).
Saiba mais:
QUIZ: Veja se você está fazendo certo quando um alimento mofa na sua casa
Carne vermelha apodrece no intestino? Saiba o que é real e o que é falso sobre o alimento
Uma fruta embolorada estraga todas as outras?
Fonte: G1 Read More