
Intenção de Consumo das Famílias cai 0,2% em julho
19/07/2024
Mercadante afirma que está com negociações avançadas para que companhias aéreas comprem aviões da Embraer em troca de acordo sobre dívidas; entenda
19/07/2024 Em nota, herdeiros afirmaram que chegaram a um acordo de forma ‘amigável’. Fachada do Banco Safra
Divulgação
A família Safra anunciou nesta sexta-feira (19) que chegou a um acordo “amigável” com Alberto Joseph Safra em suas disputas judiciais. Alberto havia entrado com um processo contra a mãe e dois irmãos em um conflito que envolve a fortuna do pai, Joseph Safra, morto em 2020.
“Nos termos do acordo, Alberto se desinvestirá de seus interesses no Grupo J. Safra e perseguirá seus interesses empresariais através da ASA [Investiments]”, diz a família em nota divulgada nesta sexta.
De acordo com o comunicado, as partes também concordaram em “encerrar todos os processos judiciais e arbitrais pendentes em todas as jurisdições”. Os termos financeiros e outras condições do acordo não foram divulgados.
“Estou feliz por deixar esse assunto para trás. Após esclarecimentos, entendi que não houve irregularidades, e que o patrimônio do Sr. José foi devidamente distribuído de acordo com seus desejos”, disse Alberto Safra, conforme o documento.
Em declaração conjunta, a viúva Vicky Safra e seus filhos também afirmaram que estão “satisfeitos em deixar esse assunto para trás e reafirmar nossos laços familiares”.
“A resolução que alcançamos nos permitirá perseguir nossos respectivos interesses empresariais de maneiras que ajudem a garantir que o sucesso de cada membro da nossa família seja motivo de satisfação compartilhada.”
Briga judicial
Em um processo aberto em fevereiro de 2023, Alberto acusava a mãe, Vicky Safra, e irmãos Jacob e David Safra de diluírem propositalmente a participação dele na holding do Safra National Bank. O intuito seria expulsá-lo do império familiar.
Alberto afirmava que a mãe e os irmãos se envolveram em atos de improbidade corporativa para prejudicar os interesses dele na empresa.
Alberto renunciou ao conselho de administração do Safra em novembro de 2019, após uma disputa com seu irmão mais novo, David.
Em 2021, Alberto e a família chegaram a se aproximar de um acordo sobre o testamento de seu pai, para evitar litígios sobre uma fortuna de quase US$ 15 bilhões, segundo a agência de notícias Reuters.
À época, a família Safra divulgou uma nota na qual afirmou que, poucos meses após ter recebido a doação dos pais como antecipação de sua herança, Alberto deixou o Banco Safra sem atender aos apelos feitos pelo seu pai e iniciou um negócio próprio.
Afirmou ainda que Joseph, na época, conversou com diversos executivos solicitando que não acompanhassem Alberto.
Fonte: G1 Read More