Conheça os ‘Blogueiros CLTs’, que mostram a rotina e os perrengues de trabalho nas redes sociais
13/11/2024Dólar abre em baixa, em dia de leilão do BC e com expectativa por corte de gastos e inflação nos EUA
13/11/2024 O veleiro-cargueiro Artemis opera praticamente com emissão zero de carbono. Parte da energia vem de painéis solares. Brasil envia 1º carregamento de café em um veleiro para a Europa
O Brasil vai mandar para a Europa um carregamento de café e cacau em um meio de transporte inédito – e ecologicamente sustentável.
Cada grão do café tem um toque de cuidado. A fazenda em Mococa, no interior de São Paulo, cultiva um café totalmente orgânico, ou seja, não usa nenhum tipo de agrotóxicos.
“Hoje, quando a gente descobre uma doença, observa que tem uma doença na lavoura de café, a gente utiliza um outro microrganismo para controlar essa doença. Então é tudo uma questão de entender os princípios da natureza mesmo e estar sempre atento à ciência, às técnicas que os próprios produtores vêm desenvolvendo”, diz o engenheiro agrônomo João Araújo.
A forma de cultivo abriu espaço no mercado internacional. Seiscentas toneladas desses grãos já foram ensacadas para serem exportadas e fizeram o primeiro trecho da viagem até o Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Pelos próximos 24 dias, elas vão cruzar o Atlântico até a França, juntamente com sacas de semente de cacau brasileiro. A novidade na viagem é que todo o café será levado por um navio que usa o vento como principal fonte de energia.
Em 2023, o Paraná recebeu um cargueiro com velas metálicas. Com elas em funcionamento, o navio consome menos combustível e emite 30% menos de carbono. O veleiro-cargueiro Artemis, que está no litoral norte de São Paulo, é menor. Mas em contrapartida, trabalha praticamente com emissão zero de carbono. Parte da energia vem de painéis solares. Só em casos extremos, quando não há vento o suficiente, a embarcação utiliza motor a combustão.
Em ação inédita para a reduzir emissões de carbono, Brasil usa veleiro para exportar café e cacau para a Europa
Jornal Nacional/ Reprodução
Esse transporte feito dessa forma por um veleiro é a parte final de uma cadeia produtiva focada na sustentabilidade. Do plantio do grão no interior de São Paulo até a chegada na França, o processo carrega um compromisso maior com o meio ambiente, mas não deixa de mirar em alvos econômicos de um mercado internacional cada vez mais exigente.
“É um navio especial, diferente de tudo o que a gente já recebeu por aqui, e está totalmente alinhado com essa agenda de descarbonização dos portos”, afirma Ernesto Sampaio, presidente do Porto de São Sebastião.
O transporte marítimo é responsável por quase 3% das emissões globais de gases de efeito estufa, segundo a Organização Marítima Internacional. A meta do setor é reduzir as emissões até 2050.
De janeiro a outubro de 2024, o Brasil exportou quase US$ 9 bilhões em café, um aumento de 54% em relação a 2023.
“A gente tem informação do operador portuário e do próprio exportador de café de que esta é a primeira viagem de uma sequência de cinco que poderão ocorrer até o final de 2025”, diz Ernesto Sampaio.
Anne, uma empresária francesa, é uma das compradoras, e quis ver de perto todo o processo para confirmar o que, para ela, está entre os melhores cafés do mundo.
LEIA TAMBÉM
Porto de São Sebastião (SP) faz primeiro transporte de café em veleiro cargueiro
Nova tecnologia usa vento para mover navio cargueiro e pode inspirar ‘futuro verde’ no mar; conheça
Fonte: G1 Read More