FUP pede que Petrobras investigue denúncia contra o ex-presidente Roberto Castello Branco
26/11/2024WhatsApp vai encerrar opção de pagamento via cartão de débito a partir de dezembro
26/11/2024Falha afetou dados vinculados a 1.378 chaves PIX, como nome do usuário, CPF, agência e conta. BC diz que dados ‘sensíveis’, como senhas e saldos, não foram expostos. O Banco Central (BC) informou nesta terça-feira (26) que identificou o vazamento de dados pessoais de clientes da Cronos Instituição de Pagamento.
Esse é o décimo sétimo vazamento de dados do PIX, sistema instantâneo de pagamentos, que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, lançado em novembro de 2020.
Segundo a instituição, a falha de segurança afetou dados cadastrais vinculados a 1.378 chaves Pix, como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta.
“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, acrescentou o BC.
Pix completa quatro anos e sistema é o preferido dos brasileiros para transferências
Segundo o BC, as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, acrescentou a instituição.
O Banco Central informou, ainda, que foram adotadas as “ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.
O g1 entrou em contato com a Cronos, e aguarda resposta.
Fonte: G1 Read More