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05/12/2024 Contrato de colaboração com Unicamp, UFSM e UFSC faz parte de pacote de investimentos de R$ 6 bilhões anunciados pela empresa para fabricar carros no Brasil. Aion Y Plus
divulgação/GAC
A fabricante chinesa GAC Motors anunciou nesta quinta-feira (5) um contrato de cooperação técnica com três universidades públicas brasileiras, para pesquisa e desenvolvimento dos motores flex e híbridos flex de seus carros.
Diferentemente das demais chinesas, a GAC Motors não desenvolve somente de veículos elétricos e híbridos, mas também de modelos movidos a combustão.
O contrato de colaboração para pesquisa e desenvolvimento dos motores foi assinado entre Wei Haigang, presidente da GAC Internacional, divisão da montadora para mercados fora da China, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A parceria envolve investimento de R$ 120 milhões para as universidades, com foco em engenharia elétrica e mecânica. Com esse aporte e a unidade fabril em solo brasileiro, a montadora estará próxima da capacidade de desenvolvimento de motores e carros que tem na China.
Pesquisadores da UFSM, UFSC e Unicamp atuarão no desenvolvimento de veículos, motores, autopeças e componentes para a produção nacional de motores flex e híbridos flex. Eles serão fabricados pela GAC a partir do próximo ano, e atenderão também o mercado de outros países da América Latina.
“Nossas parcerias com as instituições brasileiras fortalecerão nossa rede internacional de P&D, que inclui mais de 32 países no ocidente. Nosso objetivo é alcançar a marca de 1 milhão de veículos de nova energia vendidos no mundo”, comentou Wei Haigang.
Além disso, as universidades vão coordenar projetos de ensino, pesquisa e extensão com incentivos técnicos e financeiros da GAC Motors. As parcerias incluem a promoção de estágios para estudantes e profissionais entre China e Brasil, além de programas de capacitação conjunta.
A cooperação entre GAC Motors e as universidades acontecerá ao longo de cinco anos, prazo que pode ser renovado. A montadora também disse estar aberta para aumentar o número de instituições, a depender de novos projetos.
No Brasil, a GAC Motors também planeja desenvolver biocombustíveis, combustíveis de baixa emissão de carbono e formas alternativas de propulsão.
“Estamos renovando aqui o nosso compromisso com a inovação responsável no Brasil. Juntos, vamos desenvolver novas tecnologias que poderão ser aplicadas em escala industrial, promovendo a competitividade global do mercado automotivo brasileiro”, CEO da GAC Brasil.
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Entrada de chinesas
A chegada de mais uma fabricante chinesa no Brasil reflete o aumento da aceitação dessas marcas por aqui.
A BYD, também da China, é a 10ª montadora que mais vendeu carros no Brasil em 2024, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A companhia detém 3,78% de todos os emplacamentos de veículos zero km de 2024, na cola de duas grandes japonesas: Nissan com 4,09% e Honda que detém 4,69% das vendas.
No mercado de eletrificados, as marcas chinesas nadam de braçada e lideram com muita folga. BYD e GWM, somadas, contam com 46,84% de todas as vendas de carros híbridos em 2024, além de 83,95% dos emplacamentos dos totalmente elétricos.
GAC Motors vai investir R$ 6 bilhões no Brasil
O contrato de colaboração entre a GAC Motors e as universidades brasileiras, acontece praticamente seis meses após o anúncio de um investimento da montadora chinesa no Brasil.
Vice-presidente Geraldo Alckmin e Feng Xingya, presidente da GAC Motors
divulgação/GAC
“Nos próximos cinco anos, a GAC e sua cadeia de suprimento investirão US$ 1 bilhão no Brasil, incluindo planos para estabelecer fabricação, pesquisa e desenvolvimento no país, junto de armazéns para peças sobressalentes”, disse a Feng Xingya, presidente da GAC Motors.
A GAC não disse qual será seu primeiro veículo vendido no Brasil, mas o SUV Aion Y Plus já foi visto circulando no país. Ele é um SUV totalmente elétrico, com motor capaz de gerar 204 cv de potência e 22,9 kgfm para torque.
O conjunto de baterias tem 63,2 kWh, entregando autonomia de 490 km no ciclo de medições da Europa (WLTP).
Por dentro, o carro esbanja inspiração nos modelos da Tesla, apostando no minimalismo. Vem com central multimídia de 14,6 polegadas.
O SUV tem 4,53 metros de comprimento, 1,87 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,75 metros de entre-eixos. Estes números são maiores que concorrentes importantes já presentes no Brasil, como o BYD Song Plus e a distância entre as rodas é maior que a do sedan Toyota Corolla.
Quem é GAC Motors?
Fábrica da GAC Motors
divulgação/GAC Motors
Completamente nova no mercado nacional, a GAC Motors (Guangzhou Automobile Group Motor) é a quinta maior fabricante de carros da China. Por lá, a companhia atua desde 1955 com veículos próprios e também como produtora para as japonesas Mitsubishi, Honda e Toyota.
Outra parceira da GAC é a BYD. A união das duas montadoras chinesas se dá para o desenvolvimento e produção de ônibus para o mercado local.
Na China, a GAC comercializou 2,52 milhões de carros apenas em 2023, e conta com 110 mil funcionários. Os planos da montadora envolvem alcançar 4,75 milhões de veículos comercializados e somar lucro de cerca de US$ 137 bilhões até 2030.
Para isso, a companhia aposta forte na expansão para mercados fora da China. Esse movimento começou em 2021 e, hoje, a empresa está presente em países do Oriente Médio, Europa, Ásia, África e na América Latina, em locais como Chile, Bolívia e Panamá.
G1 testou o novo BYD Yuan Pro
Fonte: G1 Read More