Concurso dos Correios: que horas serão as provas? O que precisa levar? Veja perguntas e respostas
13/12/2024Café a quase R$ 50: entenda por que preço deve continuar subindo em 2025
13/12/2024Na última reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, de forma unânime, elevar a taxa Selic de 11,25% ao ano para 12,25% ao ano. Um aumento de 1 ponto percentual na taxa básica de juros. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Na última reunião do Copom com Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central – ele será substituído por Gabriel Galípolo, indicado por Lula –, o Conselho decidiu elevar a taxa básica de juros para 12,25% ao ano. A alta de 1 ponto percentual já foi acima do que o mercado esperava, mas a orientação futura foi ainda mais dura: dois novos aumentos, também de 1 p.p. cada, em janeiro e em março de 2025.
Diante de um cenário de pleno emprego, consumo em alta e inflação acima do teto da meta, a decisão do Copom busca conter a alta dos preços. Mas, também, reflete o clima generalizado de incertezas com a instabilidade do cenário externo e com a capacidade do governo em cumprir a meta fiscal e controlar a dívida pública.
Para entender o que levou o Banco Central a adotar uma postura mais agressiva, Natuza Nery conversa com a economista Zeina Latif, sócia da Gibraltar Consulting e colunista do jornal O Globo.
Zeina analisa a escolha do Copom pelo “tratamento de choque” aos juros e a resposta do mercado a isso. Ela também avalia se a alta da Selic será suficiente no esforço de devolver a inflação para dentro da meta e as perspectivas do ciclo monetário para economia real em 2025.
O que você precisa saber:
Copom eleva Selic para 12,25% ao ano e prevê novos aumentos em janeiro e março
Dólar sobe e volta a fechar a R$ 6; Ibovespa cai mais de 2%
Copom fala em cenário ‘menos incerto e mais adverso’ e indica juros a 14,25%; veja os recados
CAMAROTTI: último Copom de Roberto Campos faz operação para blindar Galípolo pelas próximas duas reuniões
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
Fonte: G1 Read More