Diretor do Banco Central destaca resiliência da economia brasileira frente a influências externas
13/01/2025Governo atualiza tabela de contribuições ao INSS a partir de fevereiro
13/01/2025
Colocação é resultado de 328 prêmios que fazendas brasileiras ganharam ao longo de 2024. As marcas Prosperato, Estância das Oliveiras e Fazenda do Azeite Sabiá foram destaque no ranking. Brasil ficou atrás de grandes países produtores, como Itália, Espanha, Turquia e Grécia, que são grandes países produtores mundiais do óleo.
Racool_studio
O Brasil conquistou o 5º lugar no ranking de países que mais tiveram azeites premiados ao longo de 2024, ficando atrás apenas da Itália, Espanha, Turquia e Grécia, que são grandes produtores mundiais do óleo.
🏆Foi a primeira vez que o Brasil ficou entre os cinco países mais premiados na Evoo World Ranking, classificação criada pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos, Licores e outros (WAWWJ) para promover os melhores azeites extravirgens do mundo.
Na lista de 2023, o Brasil já havia figurado, pela primeira vez, entre os 10 países mais premiados, ao conquistar o 6º lugar.
Apesar do reconhecimento, o Brasil não é um grande produtor de azeite. Cerca de 99% do consumo nacional é atendido por produtores estrangeiros, principalmente por portugueses e espanhóis. Por outro lado, a pouca produção nacional que existe tem se destacado por sua alta qualidade.
➡️A entrada do Brasil no Top 5 da Evoo foi resultado de 328 prêmios que produtores de azeites brasileiros ganharam em 22 concursos, ao longo do ano passado.
Além disso, marcas nacionais acumularam 36 premiações do “Evoo do Ano”, uma distinção que é concedida a azeites que alcançam mais de 160 pontos durante as avaliações.
Leia também:
Azeite pode ficar mais barato no Brasil em 2025; entenda
Extravirgem, virgem ou falso? Entenda como são os testes de autenticidade do azeite
🫒Fazendas premiadas
Na categoria de melhores produtores do mundo, oito empresas brasileiras apareceram no Top 100, com destaque para a Prosperato, de Caçapava do Sul (RS), que ficou em 4º lugar, com 81 prêmios.
A Estância das Oliveiras, de Viamão (RS), veio logo em seguida, na 5ª posição, com 70 prêmios na conta. Em 2023, o g1 visitou a fazenda premiada comandada pelo produtor André Sittoni Goelzer, para mostrar o passo a passo da produção de azeite. Veja vídeo no final da reportagem.
A Fazenda do Azeite Sabiá, em Santo Antônio do Pinhal (SP), também foi destaque ao conquistar o 17º lugar no ranking da Evoo, com 36 premiações.
Outras empresas nacionais que apareceram no ranking foram: Essenza Comercio AgroEcológico (46º); Café Fazenda Sertaozinho (62º); Al-Zait and Co. (73º); Agroturismo Recanto Maestro (89º) e Casa Colombi (95º).
Caroço da azeitona também tem azeite e oliveira só dá frutos quando passa frio
Azeitonas verdes e pretas: nascem na mesma árvore? O gosto é diferente? Veja curiosidades
Entenda por que o preço do azeite aumentou e quando vai baixar
Fonte: G1 Read More