É #FAKE que o governo federal tenha programa de descontos do IPVA para motoristas sem multas
24/01/2025Moradores de São Paulo foram alertados de chuva forte pelo celular em sistema novo da Defesa Civil
24/01/2025O governo tem uma leitura de que a alta nos preços dos alimentos tem sido a grande responsável por impedir o crescimento de popularidade do presidente da República, mesmo com o aquecimento da atividade econômica e a queda do desemprego. A leitura é correta. A inflação de fato é capaz de tirar votos. Vimos isso nas eleições americanas. Mesmo com pleno emprego nos EUA, a inflação tirou votos de Kamala Harris, vice-presidente do governo Biden.
Se a leitura política é correta não se pode dizer o mesmo em relação ao remédio ventilado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. As falas do ministro deram a entender que o governo poderia adotar um controle de preços nos alimentos. A preocupação da sociedade não é vão. No passado, já foi adotado controle de preços, restrição às exportações e aumento de estoques a fim de contar altas nos alimentos. Invariavelmente essas medidas trouxeram escassez com mais inflação.
Nem tudo em economia é passível de controle pelo governo. Ir contra as leis de oferta e demanda só traz prejuízos à sociedade. A teoria econômica, a evidência empírica e a própria experiência brasileira (governos Sarney e Dilma) mostram que o controle de preço gera mais inflação.
O governo deveria cuidar melhor de sua comunicação, pois somente a cogitação de controlar preços pode elevar o dólar trazendo impactos inflacionários. Resta saber se o deslize do ministro decorreu de falha de comunicação ou pela crença equivocada de que é possível controlar preço.
Fonte: Jovem Pan Read More