Ata do Copom: BC diz que preço alto dos alimentos deve se propagar e admite novo estouro da meta de inflação em julho
04/02/2025Quem ganhou e quem perdeu em negociações para pausar tarifas de Trump
04/02/2025
Candidatos aprovados para vagas imediatas serão convocados para os cursos de formação e deverão confirmar interesse em participar. Candidatos deverão acessar o site do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para conferir os resultados.
FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
O Ministério da Gestão divulgou nesta terça-feira (4), os resultados finais, as listas de aprovados e de convocados para realização de cursos de formação no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”.
Para o bloco 8, dos cargos de nível médio, essa lista será a definitiva. Já no caso das vagas de nível superior, dos blocos de 1 a 7, outras classificações ainda serão divulgadas ao longo do mês.
Os resultados estarão disponíveis na área do candidato, que fica dentro do site da Cesgrario, banca que organizou o concurso (veja abaixo opções de como acessar).
Os candidatos poderão consultar seu desempenho individual para cada cargo em que se inscreveram. Além disso, serão divulgadas 173 listas de classificação, organizadas por cargo e bloco, permitindo que os participantes vejam sua posição em relação aos demais concorrentes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Concursos no WhatsApp.
Serão publicadas ainda as listas de convocação para os cursos de formação, detalhando os selecionados para cada cargo que exige essa etapa adicional. Essas informações são essenciais para que os candidatos possam acompanhar seu desempenho e os próximos passos do processo seletivo.
Até então, o resultado final do CNU estava previsto para sair no dia 11 de fevereiro, depois de ser adiado por uma decisão judicial que reintegrou ao concurso cerca de 32 mil candidatos que haviam sido eliminados. (leia mais abaixo)
No CNU, os candidatos fizeram uma única prova para concorrer a quantos cargos desejassem dentro de uma mesma área de atuação (bloco temático). E, na hora da inscrição, deveriam ordenar a sua preferência entre as carreiras selecionadas.
Como acessar os resultados do CNU?
Opção 1: Área do Candidato
Na área do candidato, os candidatos poderão consultar os resultados individuais para cada um dos cargos em que se inscreveu. Estarão disponíveis as seguintes informações:
Nota na Prova Objetiva
Nota na Prova Discursiva
Nota na Avaliação de Títulos
Resultado de Bancas (PCD, Heteroidentificação, Indígena)
Nota Final Ponderada em cada cargo
Classificação em cada cargo: ampla concorrência (AC) e nas cotas (PCD, Pessoa Negra – PN ou Pessoa Indígena – PI)
Situação no cargo: aprovado em vagas imediatas (AC, PCD, PN ou PI); aprovado em lista de espera/cadastro reserva (AC, PCD, PN ou PI); convocado para curso de formação (para 9 cargos dos blocos 1 a 7); eliminado (segundo os respectivos itens do edital).
Opção 2: Listas de classificação em cada cargo de todos os blocos
Na área do candidato, serão divulgadas 173 listas, com a classificação por cargo, de todos os blocos. É importante saber que:
Cada lista será uma tabela com os dados de inscrição e resultados individuais agrupados do cargo. Não serão publicados os nomes e CPFs dos candidatos nestas listas
Todos os candidatos não eliminados constarão das listas
As listas estarão ordenadas de acordo com a classificação dos candidatos
As listas dos cargos de nível médio (bloco 8) serão definitivas, com os resultados finais
As listas dos cargos de nível superior serão provisórias, uma vez que o resultado final somente será divulgado em 28/02, após o período de convocação/confirmação para cursos de formação
Opção 3: Listas de convocados para curso de formação
Na área do candidato, serão divulgadas as listas de convocação para cada um dos cargos que terão curso de formação. É importante ressaltar que:
Será divulgada uma lista para cada um dos cargos que possuem cursos de formação de cada bloco
São nove cargos que possuem curso de formação: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); Analista de Comércio Exterior (ACE); Analista em Tecnologia da Informação (ATI); Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); Analista de Infraestrutura (AIE); Especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANEEL); Especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANTAQ); Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT); e Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).
Ao todos, serão 21 listas, pois há cargos, como o de EPPGG, que estão em mais de um bloco
As listas apresentarão nome, nº de inscrição e cargo de cada candidato, bem como as instruções de como o candidato deve proceder para confirmar seu interesse em participar do curso de formação
As listas serão ordenadas em ordem alfabética
Opção 4: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO (Edição Extra)
Para dar ampla transparência aos resultados, também serão publicados no Diário Oficial da União (DOU) oito editais.
Um edital com divulgação dos resultados finais do Bloco 8,de nível médio:
esse edital trará a lista dos aprovados para vagas imediatas e a lista dos aprovados em lista de espera/cadastro reserva
para esses candidatos, serão divulgados todas as informações que constarão no resultado individual, incluindo os nomes dos candidatos
texto será corrido (não haverá tabela)
Sete editais de convocação para cursos de formação (Blocos de 1 a 7)
esse edital trará a lista dos convocados para participar de cursos de formação
para esses candidatos, serão divulgados nome, nº de inscrição e cargo
o texto será corrido (não haverá tabela)
No Diário Oficial não haverá divulgação das listas provisórias de classificados dos Blocos 1 a 7. Isso porque, somente serão publicadas as listas definitivas no dia 28 de fevereiro.
Opção 5: Site do governo federal
Além das matérias sobre a divulgação dos resultados, também serão divulgados, na página oficial do concurso, os links para todas as listas que a Cesgranrio divulgará, bem como os links para os editais que serão publicados no Diário Oficial.
Opção 6: E-mail e Whatsapp
A Cesgranrio também enviará mensagens de email e whatsapp a todos os candidatos convocados para cursos de formação, nos blocos 1 a 7. Os emails e mensagens de whatsapp serão encaminhados a partir das 10h desta terça-feira (04).
Como serão os cursos de formação
Carreiras com curso de formação no Concurso Público Nacional Unificado (CNU)
Reprodução/Youtube
Ao todo, 2.305 candidatos serão aprovados para as vagas imediatas das nove carreiras do CNU que exigem essa etapa (veja a imagem acima) e devem manifestar interesse em participar dos cursos, da seguinte forma:
No dia 4 de fevereiro, será divulgada a 1ª lista de classificação do concurso, e os participantes aprovados terão até o dia 5 para confirmar, na área do candidato, o interesse no curso de formação, etapa obrigatória para assumir o cargo;
Como alguns candidatos, provavelmente, não vão confirmar a participação, uma segunda lista de aprovados sairá no dia 11 de fevereiro, e uma terceira, no dia 18 de fevereiro;
Esses participantes também terão até o dia seguinte à convocação para manifestar interesse em seguir no processo para ocupar a vaga;
No dia 28 de fevereiro, será divulgada a lista definitiva de aprovados, e eles serão convocados para matrícula nos cursos de formação.
De acordo com o Ministério da Gestão, cada candidato só poderá participar de um curso de formação. Ele só precisará confirmar interesse uma única vez, ainda que, posteriormente, seja convocado para um cargo de maior preferência.
Já se o participante não manifestar interesse em fazer o curso no prazo estabelecido, será eliminado da disputa de vagas relativas àquele cargo para o qual foi convocado e das carreiras abaixo na sua lista de preferência.
Funciona assim:
➡️ Se um participante for convocado para o curso de formação do 2º cargo na sua lista de preferência, ele será automaticamente eliminado das disputas das vagas menos desejadas, mas seguirá na lista de espera da carreira preferida. A partir disso, terá duas opções:
O candidato pode manifestar interesse em participar do curso do 2º cargo. E se, mais tarde, ele for convocado para a sua carreira preferida, será automaticamente realocado. Não precisará confirmar a participação novamente.
Agora, se ele não manifestar interesse no curso do 2º cargo dentro do prazo estabelecido, será eliminado da disputa de vagas relativas a ele, mas poderá aguardar uma possível convocação para o cargo preferido e, aí sim, confirmar a participação.
Durante o curso, os convocados receberão 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, com exceção dos servidores públicos, que poderão optar por manter os vencimentos atuais.
A maioria dos cursos de formação será realizada em Brasília (DF). A duração varia de 140 a 580 horas, com modalidades presenciais e híbridas.
As instituições responsáveis incluem a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), além do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Veja as cidades, duração e instituições responsáveis pela realização dos cursos de formação:
Segundo o Ministério da Gestão, a formação tem como objetivo desenvolver competências técnicas, gerenciais e estratégicas, além de proporcionar um entendimento mais profundo sobre as funções e responsabilidades dos cargos.
O regime de aulas e a duração dos cursos serão determinados em regulamentos específicos das instituições responsáveis. Durante o curso, os matriculados deverão cumprir diversas obrigações, como:
Frequentar todas as aulas e atividades programadas pontualmente;
Realizar e entregar trabalhos e avaliações nos prazos estipulados;
Cumprir atividades não presenciais;
Dedicar-se integralmente e exclusivamente ao curso de formação, tendo em vista que essa etapa é classificatória e eliminatória.
CNU: governo antecipa divulgação da lista de aprovados
Candidatos reintegrados
Foram dois motivos que levaram à reintegração de mais de 32 mil candidatos ao CNU, em novembro:
garantir a correção da prova escrita dos participantes que concorrem a vagas reservadas para negros em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência;
cancelar a eliminação dos participantes que deixaram de preencher uma das formas de identificação do gabarito (“bolinha” ou frase da capa).
Desde o anúncio deste novo cronograma, esses participantes têm sido convocados para o envio de títulos, procedimentos de verificação para cotas e outras etapas do concurso que não haviam realizado anteriormente.
As provas do chamado “Enem dos concursos” foram aplicadas no dia 18 de agosto de 2024, após um adiamento por causa da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.
Inédito, o CNU centralizou em um único processo seletivo os concursos autorizados para contratação de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal, reunindo mais de 6,6 mil vagas. E é o maior concurso do país em número de inscritos (2,1 milhões).
📆 Principais datas do cronograma atualizado
LEIA MAIS
Ibama abre inscrições para concurso com 460 vagas e salário de até R$ 9,9 mil
Concurso MPU: edital é retificado e número de vagas sobe para 172
Veja dicas para estudar para concursos:
Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso
Como estudar legislação para concurso?
Fonte: G1 Read More