
Projeto reestrutura a tabela mensal do Imposto de Renda
18/02/2025
Ex-embaixador dos Estados Unidos diz que Trump é oportunidade para Brasil
18/02/2025
Decisão foi tomada na reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que assessora o presidente da República. Angra 3
Eletronuclear
O governo adiou nesta terça-feira (18) a decisão sobre retomar as obras da usina nuclear de Angra 3 —em construção desde 1981, depois de sucessivas interrupções.
A decisão foi tomada na reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que assessora o presidente da República.
Justiça mantém continuidade das obras de Angra 3
“Angra 3 era o último ponto e disponibilizei o meu voto na última reunião, hoje [terça] ressaltei mais uma vez a importância do setor nuclear. Temos que olhar a questão de Angra 3 de forma holística”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A decisão sobre a retomada da obras da usina nuclear de Angra 3 foi adiada em dezembro por um pedido de vistas coletiva dos ministros reunidos no CNPE.
Nesta terça, o conselho analisou dois estudos sugeridos pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira:
melhorias na governança da Eletronuclear, estatal que controla as usinas. A análise será elaborada pela Casa Civil;
novas fontes de financiamento para a conclusão das obras, em análise pelos ministérios da Fazenda e Planejamento.
De acordo com o modelo atual, os custos de conclusão de Angra 3 seriam pagos no valor de venda da energia ao mercado regulado.
Isso significa dizer que esses custos estariam embutidos na conta de luz do consumidor residencial e rural, além de comércios e empresas menores.
A conclusão de Angra 3 demanda mais R$ 20 bilhões em investimentos.
Em 2019, a Eletronuclear contratou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estruturar um modelo de financiamento para a conclusão das obras.
O BNDES estuda o modelo de contratação de serviços de engenharia para a conclusão das obras e de financiamento no mercado.
– Esta reportagem está em atualização
Fonte: G1 Read More