
Trump: Brasil ‘sobrevive’ e ‘ficou rico’ cobrando tarifas sobre os EUA
25/04/2025
Congresso decidiu revogar regra em 2022 que visava evitar fraudes nos descontos aplicados no INSS
25/04/2025
Presidente dos EUA, Donald Trump
Reuters/Kevin Lamarque
O presidente da China, Xi Jinping, ligou para o presidente dos Estados Unidos para falar sobre a guerra tarifária entre os países, informou Donald Trump em um entrevista para a Time Magazine nesta sexta-feira (25).
Trump reforçou que seu governo está em negociação ativa com os chineses para chegar a um acordo comercial que evite o tarifaço.
Segundo o presidente americano, ele consideraria “uma vitória” se os EUA ainda tiverem tarifas de 50% sobre produtos estrangeiros daqui um ano.
Trump não respondeu ao questionamento sobre quando recebeu a ligação de Xi, mas afirmou que “ele ligou” e que não pensa que isso “é um sinal de fraqueza da parte dele”.
O presidente também não respondeu o que Xi falou nesta ligação, mas disse que “todos querem fazer acordos” e que ele é o dono, representando os americanos, da “loja dos EUA” e, portanto, decide quanto cada um terá que pagar para fazer negócios ali.
Segundo Trump, há um número com o qual o governo chinês “se sentiria confortável”, porém os EUA “não podem deixar que eles ganhem um trilhão de dólares” sobre o país.
“Isso é realmente o que não é sustentável — quando a China ganha um trilhão de dólares, ou um trilhão e cem, quando temos quase 2 trilhões de dólares em algo que eu chamo de prejuízo. Algumas pessoas não chamam assim, mas muita parte disso é prejuízo. Eu digo: quando você tem um déficit comercial de 2 trilhões de dólares, eu considero isso um prejuízo.”
Fonte: G1 Read More