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Companhias têm reduzido as projeções de crescimento para este ano e já sinalizam que consumidores devem reduzir as compras, em meio às incertezas sobre o futuro da economia dos EUA. Unidade do McDonald’s em Londres.
Maja Smiejkowska/ Reuters
A nova política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já começou a afetar as empresas norte-americanas e acendeu um alerta entre empresários sobre as perspectivas à frente.
Com uma série de incertezas sobre os impactos que o tarifaço de Trump deve ter na economia e no consumo dos Estados Unidos à frente, grandes empresas como McDonald’s, General Motors (GM), Samsung e UPS, por exemplo, já alertaram seus investidores que seus resultados podem não ser tão bons assim ao longo deste ano.
A perspectiva mais negativa sobre o futuro acompanha as sinalizações feitas por economistas de que as políticas tarifárias de Trump devem acabar encarecendo produtos para os consumidores norte-americanos — o que além de pressionar a inflação dos EUA, também pode forçar o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), a trazer um novo ciclo de alta de juros no país.
Os juros mais altos tendem a encarecer o acesso ao crédito para pessoas físicas e jurídicas. Com isso, além da expectativa de uma redução no consumo das famílias e nos investimentos feitos pelas empresas, o mercado também projeta uma desaceleração da maior economia do mundo.
Menos gasto em restaurantes
Nesta quinta-feira (1º), por exemplo, o McDonald’s informou que registrou uma queda surpreendente em suas vendas globais no primeiro trimestre deste ano — um reflexo da demanda consideravelmente menor em restaurantes dos EUA e da Europa, devido às incertezas geradas pelas tarifas.
As vendas recuaram 1%, bem abaixo da previsão dos analistas, de um aumento de 0,95% para o período. Nos EUA, o maior mercado da rede de fast-food, a queda foi de 3,6%, o maior recuo desde a pandemia de Covid-19, em 2020.
Segundo o presidente executivo da companhia, Chris Kempczinski, a rede está enfrentando as “mais difíceis condições de mercado”.
O resultado do McDonald’s ecoa os alertas já feitos por outros restaurantes, como Domino’s Pizza, Chipotle Mexican Grill e Starbucks, que indicaram que os norte-americanos estão gastando menos para jantar fora, já que a inflação e a perspectiva econômica sombria prejudicam a confiança do consumidor.
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Piora no setor automotivo
Outro segmento que também sinalizou uma piora das perspectivas à frente, diante do tarifaço de Trump, foi o setor automotivo.
Enquanto a General Motors reduziu sua projeção de lucro para 2025 nesta quinta-feira (1º) e previu um impacto de até US$ 5 bilhões (R$ 28,3 bilhões), a Volkswagen indicou, na quarta-feira, que sua margem de lucro provavelmente ficará na parte inferior da faixa de previsão divulgada pela montadora.
“Estamos prontos para trabalhar com os formuladores de políticas para encontrarmos soluções que apoiem o setor e, ao mesmo tempo, preservem as oportunidades para os trabalhadores”, disse o diretor financeiro da montadora, Arno Antlitz, enfatizando a importância da iniciativa de redução de custos da Volkswagen em um mundo incerto.
Os anúncios foram divulgados mesmo após o presidente dos EUA ter assinado uma ordem para reduzir o impacto de suas tarifas sobre o setor automotivo, oferecendo um conjunto de créditos e isenções de outras taxas sobre materiais e peças.
Ainda assim, outras fabricantes de automóveis como Mercedes-Benz, Stellantis e Volvo Cars continuam sem uma previsão de lucro para este ano, após terem cancelado as estimativas de desempenho para o ano em meio às incertezas.
A Porsche, que não tem produção nos EUA, afirmou na última terça-feira (29) que as tarifas levaram a um impacto de pelo menos 100 milhões de euros somente em abril e maio.
Efeitos diversos no setor de tecnologia
O segmento de tecnologia, por sua vez, tem dado uma série de sinalizações diferentes, uma vez que também depende de resultados relacionados a investimentos em inteligência artificial e vários outros fatores.
Na véspera, por exemplo, a Microsoft reportou que superou as expectativas de receita trimestral, puxado pelo forte crescimento da computação em nuvem do Azure. Ainda assim, a Xbox, braço de consoles de videogames da companhia, informou nesta quinta-feira (1º) que está elevando os preços de seus consoles, controles, títulos originais e outros acessórios.
A decisão segue medidas semelhantes de concorrentes e vem em função das tarifas comerciais dos Estados Unidos, que têm impactado as cadeias de suprimentos globais.
Também na quarta-feira, a gigante sul-coreana de tecnologia Samsung Electronics alertou que as tarifas de Trump podem reduzir a demanda por produtos como smartphones, o que torna difícil trazer alguma previsão do desempenho futuro da companhia.
Segundo a maior fabricante de chips de memória do mundo, a pequena alta no lucro operacional do primeiro trimestre reflete que os clientes da empresa, preocupados com as tarifas, correram para comprar smartphones e chips comum. A empresa anunciou lucro operacional de 6,7 trilhões de wons (US$ 4,68 bilhões ou R$ 26,5 bilhões) no período, aumento de 1,2% em relação ao ano anterior.
Nesta quinta-feira, ainda são esperados os resultados da Amazon e da Apple. As empresas devem dar novas sinalizações sobre o que esperam para o futuro, principalmente após Washington já ter sinalizado que algumas taxas podem ser aplicadas a eletrônicos nas próximas semanas.
*Com informações da agência de notícias Reuters.
Fonte: G1 Read More