A China suspendeu por 60 dias a importação de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial no país. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O foco da doença foi identificado em uma propriedade no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Até então, o Brasil havia registrado apenas casos da doença em aves silvestres.
A suspensão das compras pela China está prevista em cláusula contratual, que determina o embargo automático em caso de detecção do vírus, como medida de prevenção sanitária. Além da China, países como Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes também podem restringir temporariamente a compra de carne de frango do Rio Grande do Sul. Em resposta à detecção do vírus, o Ministério da Agricultura decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias em Montenegro, com isolamento da área num raio de 10 quilômetros ao redor da granja. As aves remanescentes foram eliminadas, e a produção local está proibida de ser exportada durante o período.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Apesar do caso, o consumo de carne de frango e ovos segue seguro, segundo o Ministério da Agricultura. “O risco de contaminação é baixo e se limita principalmente a tratadores e pessoas que têm contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas”, explicou Fávaro. O vírus da influenza aviária circula globalmente desde 2006, com registros frequentes na Ásia, África e norte da Europa. O governo federal monitora a situação e continuará a aplicar protocolos rigorosos de controle e prevenção.
Publicada por Felipe Dantas