
Projeto cria programa de capacitação de mulheres para atuar no turismo
16/05/2025
Maior feira agrotecnológica do Norte tem destaque para a sustentabilidade e para soluções voltadas aos pequenos agricultores
16/05/2025O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta sexta-feira (16) o balanço dos três primeiros dias de consulta dos descontos de entidades associativas na folha de pagamento de aposentados e pensionistas. Até as 17h, 1.345.817 segurados já haviam solicitado reembolso por descontos indevidos.
Acesso ao Meu INSS dispara
Desde o início das consultas, a plataforma Meu INSS registrou um número expressivo de acessos:
34.960.465 acessos ao sistema;
5.997.999 acessos especificamente à funcionalidade de Consulta dos Descontos;
2.836.350 acessos de usuários que não possuíam descontos registrados.
Reembolso solicitado
Dos 1.370.635 segurados que realizaram a consulta sobre descontos de entidades associativas, 1.345.817 identificaram descontos não autorizados e solicitaram o reembolso imediatamente.
A funcionalidade de consulta foi lançada após denúncias de fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios previdenciários, gerando grande mobilização entre os segurados.
O que fazer se identificar descontos indevidos
Quem é aposentado ou pensionista do INSS e deseja verificar possíveis descontos em sua folha de pagamento, basta acessar o portal Meu INSS e utilizar a função Consulta dos Descontos. Caso identifique cobranças indevidas, é possível solicitar o reembolso diretamente pela plataforma.
O INSS orienta que os segurados realizem a verificação o quanto antes para garantir a devolução dos valores cobrados de forma irregular.
Fonte: G1 Read More