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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou na última terça-feira (26) uma série de novos procedimentos destinados a aprimorar o processo de bloqueio e desbloqueio de empréstimos consignados. Essas mudanças visam oferecer maior segurança e eficiência para os beneficiários. A partir de agora, aqueles que tiverem seus benefícios bloqueados no momento da concessão poderão solicitar o desbloqueio por um período de 90 dias. Alternativamente, o desbloqueio também poderá ser solicitado após a alteração do local de pagamento, sendo que, neste caso, o procedimento poderá ser realizado em até 60 dias a partir da data da alteração.
Para facilitar e assegurar o processo, todas as solicitações de bloqueio e desbloqueio deverão ser feitas exclusivamente através do aplicativo Meu INSS. O instituto implementou verificações de vivacidade, que incluem tecnologias de reconhecimento facial e comparação de imagens com os registros disponíveis nos bancos de dados do governo. Este método visa garantir que o solicitante é, de fato, o beneficiário legítimo. Uma vez comprovada a vivacidade, o procedimento poderá ser concluído de forma segura.
Além das novas medidas de segurança, o INSS também informou que os pedidos de bloqueio e desbloqueio que estavam pendentes antes da implementação da biometria serão processados em lote. Para isso, os usuários serão orientados a realizar a validação biométrica por meio da plataforma Meu INSS. Esta etapa é crucial para assegurar que todos os beneficiários tenham seus pedidos processados de maneira eficiente e segura.
*Com informações de Marília Ribeiro
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan Read More