
Quatro dos 9 grupos pesquisados têm quedas de preços no IPCA-15
26/08/2025
Gigante americana compra dona do café Pilão por US$ 18 bilhões
26/08/2025
Donald Trump demite diretora do FED
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (26) que há “boas pessoas” para substituir Lisa Cook no Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). O republicano acrescentou que já tem “alguém em mente” para assumir o cargo.
Trump anunciou na véspera a demissão de Cook, diretora do conselho de governadores do Fed. A medida sem precedentes é vista como uma nova escalada dos ataques do republicano à independência do banco central norte-americano.
Em uma carta direcionada a Cook, o presidente dos EUA citou acusações relacionadas a supostas fraudes hipotecárias e afirmou não confiar na integridade de Cook.
Nesta terça, o advogado da diretora do Fed afirmou que ela vai recorrer à Justiça contra a iniciativa. Embora a determinação de Trump possa ser questionada legalmente, o republicano sustentou que sua ordem tem efeito imediato.
“De acordo com minha autoridade sob o Artigo II da Constituição dos Estados Unidos e o Ato do Federal Reserve de 1913, conforme emenda, você está, por meio desta, removida de seu cargo no Conselho de Governadores do Federal Reserve, com efeito imediato”, diz o documento.
Cook é a primeira mulher negra a integrar a diretoria do Fed. Na última sexta (22), Trump já havia afirmado que iria demitir Lisa Cook caso ela não renunciasse. Na ocasião, ela declarou que “não tinha intenção de ceder a pressões”.
Nomes alinhados a Trump e embate jurídico
Na prática, a confirmação da demissão de Lisa Cook e a saída antecipada de Adriana Kugler — diretora do Fed que anunciou sua renúncia ao cargo no início deste mês — abrem espaço para que Trump indique nomes alinhados à sua agenda econômica.
Caso Trump obtenha a maioria dos aliados no conselho de sete membros, ele também teria o poder de demitir os chefes dos 12 bancos regionais do Fed, informa o jornal britânico Financial Times. Assim, o republicano ampliaria sua influência sobre a política monetária.
O jornal também destaca que, segundo especialistas jurídicos, a gestão de Trump ainda precisa comprovar a existência de “justa causa” para demitir Cook. Para isso, precisa vencer um processo judicial que mostre que ela cometeu fraude hipotecária — caracterizando, assim, má conduta grave.
Donald Trump na Casa Branca
AP Photo/Evan Vucci
Reportagem em atualização.
Fonte: G1 Read More