
CNA diz em audiência nos EUA que competitividade do agro do Brasil tem fundamentos legítimos
03/09/2025
Deputados cobram identificação de postos de combustíveis envolvidos com o crime organizado
03/09/2025
Empresas inovadoras terão acesso a R$ 56 milhões para desenvolver soluções voltadas à Indústria 4.0 em micro, pequenas e médias indústrias (MPMEs). O aporte será feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O investimento será não reembolsável – ou seja, não se trata de empréstimo. As empresas interessadas devem se inscrever até 12 de setembro, pela plataforma do Senai.
Ao todo, poderão ser selecionadas até 100 propostas. Os projetos precisam demonstrar ganhos de produtividade e ser aplicados em ambientes reais de produção, em pelo menos 12 MPMEs. Os recursos integram o programa Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) e executado em parceria com instituições como Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Embrapii, Finep, além do BNDES e do Senai.
A chamada Quarta Revolução Industrial busca integrar tecnologias digitais avançadas ao processo produtivo, aumentando a eficiência e a conectividade das fábricas. Entre as áreas contempladas estão:
- Inteligência artificial (IA)
- Internet das coisas (IoT)
- Big data
- Computação em nuvem
- Robôs autônomos e colaborativos
- Cibersegurança
- Realidade virtual e aumentada
- Veículos guiados automaticamente (AGV)
- Comunicação entre máquinas (M2M)
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: Jovem Pan Read More