
Em meio à ofensiva dos EUA, PIX bate recorde e registra 290 milhões de operações em um dia
06/09/2025
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, movimentou R$ 164,8 bilhões em transações nesta sexta-feira (5), estabelecendo um novo recorde diário. O número de operações também foi histórico: 290 milhões em um único dia. O recorde anterior havia sido registrado em 6 de junho deste ano, com 276,7 milhões de transações. De acordo com o BC, os resultados demonstram a importância do Pix como infraestrutura digital pública essencial para o funcionamento da economia nacional.
Muito popular no Brasil, o Pix entrou recentemente na lista de investigação comercial aberta pelo governo dos Estados Unidos, que avalia possíveis práticas desleais do país em serviços de pagamentos eletrônicos. A apuração é conduzida pelo Escritório do Representante do Comércio dos EUA (USTR) e também analisa áreas como comércio eletrônico, tecnologia, taxas de importação e desmatamento.
Em resposta, autoridades brasileiras e integrantes do sistema bancário defenderam o Pix. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destacou a segurança do sistema e reforçou que ele continuará sendo uma infraestrutura digital pública, sem a gestão de empresas privadas, evitando conflitos de interesse em decisões sobre participantes do sistema.
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan Read More