Finanças das pequenas indústrias pioram no fim de 2024
03/02/2025Novo presidente do Congresso, Alcolumbre deve encontrar Haddad para falar de prioridades para 2025
03/02/2025
O presidente dos EUA anunciou um tarifaço contra seus principais parceiros comerciais: China, Canadá e México. O presidente dos EUA, Donald Trump, durante conversa com imprensa a bordo do Air Force 1, em 25 de janeiro de 2025.
Mark Schiefelbein/ AP
As principais bolsas de valores da Ásia encerraram o pregão desta segunda-feira (3) com fortes quedas, com o choque pelas tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na véspera.
Em Tóquio, o Nikkei, principal índice acionário do país, caiu 2,66%;
O índice KOSPI, da Coreia do Sul, teve desvalorização de 2,52%;
Em Taiwan, o índice TAIEX teve forte baixa de 3,53%;
O índice Hang Seng, em Hong Kong, caiu 0,04%.
Trump impôs à China uma tarifa de 10% no fim de semana, conforme ameaçado no mês passado, e considerou a medida necessária para combater a imigração ilegal e o comércio de drogas. Pequim disse que contestará a medida na Organização Mundial do Comércio (OMC) e tomará outras contramedidas.
Trump oficializa tarifas contra Canadá, México e China
“A confiança foi pressionada, mas há um alívio pelo fato de que a incerteza sobre a existência ou não de tarifas foi resolvida”, disse Kenny Ng, estrategista de mercado da Everbright Securities International.
“O mercado pode agora mudar seu foco para o estímulo da China e procurar por mais medidas de apoio na reunião legislativa em março”, acrescentou.
Além das tarifas 10% aos produtos vindos da China e de 25% para as importações do México e do Canadá — com 10% sobre o petróleo canadense. As medidas vão começar a valer na terça-feira (4).
Fonte: G1 Read More