Em mensagem ao Congresso, Lula faz balanço positivo da gestão e destaca cooperação com o Legislativo
03/02/2025Voepass entra com pedido de tutela preparatória para reestruturação financeira
03/02/2025
Primeiro-ministro do Canadá voltou atrás sobre retaliação aos EUA e reforçou que está implementando plano de US$ 1,3 bilhão na fronteira com o país. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, fala à imprensa em Ottawa, no domingo (15)
Sean Kilpatrick/The Canadian Press via AP
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou nesta segunda-feira (3) que chegou a um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para suspender por pelo menos 30 dias a imposição de tarifas entre os países.
Trudeau disse ter tido “uma boa conversa” com Trump e destacou que o país está implementando seu plano de fronteira com os EUA, no valor de US$ 1,3 bilhão, para “interromper o fluxo de fentanil”.
“Quase 10 mil funcionários da linha de frente estão e estarão trabalhando na proteção da fronteira”, acrescentou o primeiro-ministro, em publicação no X (antigo Twitter).
“Além disso, o Canadá está assumindo novos compromissos para nomear um “Czar do Fentanil”, listar os cartéis como terroristas, garantir vigilância 24 horas na fronteira, lançar uma Força-Tarefa Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro.”
“As tarifas propostas serão suspensas por pelo menos 30 dias enquanto trabalhamos juntos”, concluiu.
O acordo anunciado por Justin Trudeau vem poucas horas depois de a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmar que chegou a um entendimento com Trump para pausar, também por um mês, as tarifas anunciadas pelo republicano contra o país.
Em entrevista a jornalistas, a presidente mexicana disse que os chefes de Estado entenderam que essa seria a melhor forma de continuarem competitivos com a China e outras nações do mundo.
Sheinbaum informou que o México passa a ter três mesas de trabalho conjuntas com o governo norte-americano.
“Já temos uma mesa com a Secretaria do Departamento dos Estados Unidos, onde o subsecretário está trabalhando fortemente para a defesa dos nossos irmãos mexicanos e sobre todos os temas que tenham a ver com imigração”, disse a presidente mexicana.
“Agora, se abrem duas novas mesas de trabalho, uma para tratarmos sobre o tema de segurança e outra sobre o tema de comércio”, completou Sheinbaum, reforçando o quanto considera importante a pausa das tarifas. “Teremos um mês para trabalhar e convencer a todos que esse é o melhor caminho”.
Em atualização.
Fonte: G1 Read More