![‘Foi uma surpresa, eu não esperava’: conheça o único menor de idade aprovado no CNU](https://s2-g1.glbimg.com/riXTxJPjIuWgwrVJFWAGdsjNsNk=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/G/Q/h0MQYLSKmBoWnFQ2zkRQ/danillo-augustus-1-.jpeg)
‘Foi uma surpresa, eu não esperava’: conheça o único menor de idade aprovado no CNU
06/02/2025![Projeto aprova acordo internacional que regulamenta subsídios à pesca](https://www.camara.leg.br/midias/image/2025/02/img20200220151036111-768x512.jpg)
Projeto aprova acordo internacional que regulamenta subsídios à pesca
06/02/2025Em entrevista a rádios da Bahia, Lula elencou ‘motivos’ para os preços terem subido nos últimos meses, mas não apontou medidas de curto prazo para reverter situação. OO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (6) acreditar que o Brasil precisa passar por um “processo educacional” para que os consumidores aprendam a desviar de preços mais altos no supermercado e substituir aquela compra por produtos similares.
💸 A inflação nos alimentos da cesta básica vem preocupando o governo nos últimos meses. Em entrevista, Lula creditou a alta ao dólar, à gestão do Banco Central e ao aumento das exportações, mas não indicou medidas no curto prazo capazes de frear esse aumento.
“Uma das coisas mais importantes para que a gente possa controlar o preço é o próprio povo. Se você vai no supermercado e você desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tiver a consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, porque, senão, vai estragar”, disse Lula em entrevista a rádios da Bahia.
“Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro. É necessário que a gente faça isso. O povo não pode ser extorquido. A pessoa sabe que a massa salarial cresceu, que o salário aumentou, aí aumenta o preço. Não, é preciso ter responsabilidade, emendou.
Safra recorde em 2025 ajuda a reduzir inflação dos alimentos
As ‘causas’ da inflação
Na entrevista, Lula elencou três motivos que, na visão dele, levaram à inflação dos alimentos registrada nos últimos meses:
a alta do dólar;
a condução da política monetária pelo Banco Central;
o aumento da exportação dos produtos.
“Esse é um problema que me persegue desde que eu trabalhava no chão de uma fábrica. Toda vez que a inflação cresce, o alimento cresce, o trabalhador que vive de salário é quem paga o preço alto. Na medida em que a gente aumenta o salário mínimo acima da inflação, aumenta a massa salarial, temos que compensar com uma redução do preço dos alimentos”, afirmou Lula em entrevista a rádios da Bahia.
“Tivemos um aumento do dólar porque tivemos um Banco Central totalmente irresponsável, que deixou uma ‘arapuca’ que a gente não pode desmontar de uma hora para outra”, disse, em referência à gestão de Roberto Campos Neto.
💡 Lula conviveu, na primeira metade do mandato, com um presidente do BC indicado pelo governo Jair Bolsonaro e com mandato fixo. A relação foi de verdadeira batalha, porque coincidiu com a alta dos juros básicos da economia para conter a inflação – o que também prejudica o crescimento da economia.
💡 Em janeiro de 2024, o comando do BC passou às mãos de Gabriel Galípolo, indicado por Lula. Mas o ciclo de alta dos juros continuou. Em resposta, Lula afirmou que Galípolo não poderia “dar um cavalo de pau” na gestão do Banco Central – ou seja, teria de adotar mudanças mais lentas.
Fonte: G1 Read More