
Pix Automático vai substituir o débito automático? Entenda como funciona o novo recurso
21/07/2025
Fraude no INSS: vítimas que aderirem ao ressarcimento até hoje recebem a partir de quinta; veja como fazer
21/07/2025
Uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP indicou uma queda no preço dos ovos na primeira quinzena de julho. A baixa demanda, influenciada pelas férias escolares e pelas temperaturas mais amenas, é um dos principais fatores para a redução dos valores. De acordo com o levantamento, a menor procura pelo produto pressiona os produtores a negociarem preços mais baixos. Apesar dessa queda momentânea nos preços, o setor avícola demonstra preocupação com o futuro, especialmente em relação às tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que devem entrar em vigor em 1º de agosto.
Segundo dados do Cepea, os Estados Unidos foram o destino de 61% do volume de ovos exportados pelo Brasil no primeiro semestre de 2025. A exportação para o mercado norte-americano tem crescido consistentemente, com um aumento expressivo de 1.274% nos últimos cinco meses em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O volume de ovos exportado representa menos de 1% da produção nacional. Ou seja, o impacto direto no mercado interno tende a ser limitado. Entretanto, o setor pode sentir os impactos das novas taxas de forma mais gradual. No momento, o cenário é de maior tranquilidade, mas a iminente aplicação das tarifas gera incerteza para os produtores brasileiros.
Com informações de Beatriz Manfredini
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan Read More