
Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, avalia ministro de Portos e Aeroportos
11/08/2025
Hugo Motta promete prioridade a medidas para proteger exportadores e defende diplomacia
11/08/2025
Galípolo diz que ‘nunca’ gostou da ideia de elevar o IOF
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira (11) que o tarifaço, imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros, virou uma “oportunidade de proteção” para o País.
“O que foi visto inicialmente como uma desvantagem virou uma proteção”, disse Galípolo, durante palestra na Reunião do Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
De acordo com o presidente do BC, o balanço de riscos do Comitê de Política Monetária (Copom) de janeiro já havia incorporados os riscos das tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donal Trump, prevendo uma perda na economia.
Agora, com a sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros, Galípolo aponta os questionários pré-Copom demonstram que os economistas têm caminhado para três direções.
As duas primeiras, segundo ele, mostram que, com o redirecionamento das ofertas desses produtos ao mercado interno, a tendência é de que os preços caiam por aqui. No entanto, com o acirramento das negociações com os EUA, o real poderá perder mais valor perante o dólar, pressionando a inflação no médio prazo.
*Matéria em atualização
Fonte: G1 Read More