Para bancos, mensagem de Dino é para não limitar contas de Moraes
19/08/2025
Estudo mostra que mais de 70% da renda dos brasileiros está comprometida com dívidas
19/08/2025
Se tem alguém interessado no fim da guerra entre Rússia e Ucrânia é Donald Trump. Essa guerra custa muito caro para os EUA, eleva o déficit fiscal, e o país ganha muito pouco com isso, com exceção da indústria de armas, é claro. Inclusive, foi promessa de campanha de Trump acabar com esta guerra.
Putin também gostaria do fim do conflito com a Ucrânia. Entretanto como está ganhando, portanto, em posição de vantagem, só aceitaria o fim da guerra se levar os territórios do Donbass e da Criméia, com reconhecimento internacional. Além disso, também exige a OTAN fora do seu quintal.
Já, para Zelensky, o fim da guerra, nas condições de Putin e Trump, significa perder territórios e sua saída do poder. Governantes costumam ter este péssimo hábito de quererem guerra como forma de garantia de permanência no cargo. Além disso, enquanto o conflito existir, é garantia de que a OTAN estará do seu lado, mesmo que numa guerra por procuração, sem a Ucrânia pertencer formalmente à organização.
O mesmo raciocínio vale para a Europa. Com o fim da guerra, os europeus temem não contarem mais com a proteção norte-americana, e serem obrigados a arcarem financeira e militarmente com sua própria defesa. Em geopolítica, não tem mocinhos e bandidos, somente interesses.
Fonte: Jovem Pan Read More