
Reag Investimentos, investigada por elo com PCC, dá nome a cinema em São Paulo
28/08/2025Fake news sobre PIX retirou ‘fintechs’ do radar, Haddad anuncia que instituições serão monitoradas de perto a partir desta sexta
28/08/2025
Quem é Lisa Cook, diretora do Fed que decidiu enfrentar Trump
A diretora do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), Lisa Cook, entrou com uma ação judicial para contestar a tentativa do presidente Donald Trump de demiti-la do cargo, segundo a Reuters, que teve acesso aos documentos oficiais do processo.
Conforme registros judiciais, Cook protocolou a ação na quinta-feira (28) na corte federal em Washington, alegando que Trump não possui autoridade para removê-la do cargo.
Na ação protocolada na Justiça americana, Cook acusa o presidente dos Estados Unidos de violar uma lei federal que permite ao presidente demitir um governador do Fed apenas por justa causa.
Embora Trump tenha afirmado que a demissão de Cook tem efeito imediato, o Fed afirmou, em comunicado nesta semana, que ela continua no cargo até que haja uma decisão judicial sobre o caso.
Entenda o impasse envolvendo Trump e a diretora do Fed
O processo ocorre depois que Trump anunciou pelas redes sociais, na segunda-feira (25), a demissão de Lisa Cook. Em uma carta direcionada à diretora do Fed, ele mencionou acusações ligadas a hipotecas e declarou não confiar na integridade da economista.
Cook é a primeira mulher negra a integrar a diretoria do Fed. Na última sexta (22), Trump já havia afirmado que iria demitir Lisa Cook caso ela não renunciasse. Na ocasião, ela declarou que “não tinha intenção de ceder a pressões”.
A medida ocorre em meio a uma sequência de ataques de Trump contra o Fed e seus integrantes. Em outras ocasiões, ele chegou a xingar o presidente da instituição, Jerome Powell, de “burro” e “teimoso”.
Na visão de Trump, o banco central está “atrasado” em reduzir os juros, e o país já deveria estar com taxas “pelo menos dois a três pontos abaixo”.
Economista Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Fed
Ken Cedeno/Reuters
Fonte: G1 Read More