Ranking de população: Araxá passa Ituiutaba, enquanto Araporã sobe 10 posições entre cidades do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG
29/06/2023Medida provisória perde validade, e tributos sobre gasolina e etanol sobem nesta quinta
29/06/2023 Censo do IBGE mostra que capital teve crescimento pequeno enquanto cidades como Satuba, Marechal e Rio Largo tiveram altas expressivas. Custo de vida mais baixo faz crescer número de habitantes em cidades do entorno de Maceió,
O Censo Demográfico 2022 mostrou que as quatro maiores taxas de crescimento populacional em Alagoas foram observadas em cidades circunvizinhas a Maceió: Satuba (95,11%), Rio Largo (32,88%), Marechal Deodoro (31,19%) e Paripueira (21,93%), o que revela uma tendência de formação de novos polos de concentração de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com o economista Cícero Péricles, um dos fatores para o crescimento da população em cidades no entorno de Maceió foi o afundamento do solo de cinco bairros, que fez com que a capital tenha o preço do metro quadrado mais alto entre as capitais do Nordeste.
“Hoje, Maceió tem graças a essa pressão por novas habitações, o preço mais alto do metro quadrado de todas as capitais Nordestinas. Isso faz com que muita gente também se desloque não somente para Satuba, mas também para Rio Largo, Marechal Deodoro, Paripueira. Outros municípios que apresentaram resultados também positivos”, disse o economista.
Flávio Góis é síndico de um dos 10 condomínios residenciais que Satuba ganhou nos últimos anos. Ele disse que os conjuntos receberam muito ex-moradores dos bairros afetados pelo afundamento do solo.
“Tem muita gente do Pinheiro, daquela região do Bom Parto, Flexal [em Bebedouro] que também vieram para os Recantos de Satuba”, afirmou.
Nova Satuba
Censo do IBGE: Satuba quase dobra número de habitantes e tem a 8ª maior alta do país
A cidade de Satuba teve a maior taxa de crescimento da população entre as cidades de Alagoas, 95,11%, passando de 12.443 habitantes em 2010 para 24.278 em 2022, segundo o Censo.
O superintendente do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório Júnior, disse que o território de Satuba aumentou com a incorporação de loteamentos e condomínios residenciais, o que resultou no crescimento do número de habitantes.
“Existem alguns loteamentos e condomínios residenciais que cresceram naquela região. Então, quando a gente olha os limites territoriais através de fotos de satélite, percebe claramente que loteamentos e conjuntos habitacionais que a gente imaginava serem de Maceió e de Rio Largo adentram para o território de Satuba”, disse Alcides Júnior.
Economista Cícero Péricle avalia crescimento populacional de Satuba, cidade da região metropolitana de Maceió
Reprodução/TV Gazeta
O economista Cícero Péricles aponta a localização de Satuba como outro fator que contribui para esse crescimento populacional.
“Satuba é vizinho a Maceió. A distância do centro de Satuba para o centro de Maceió é do que a distância do centro de Maceió para Ipioca. Isso determina um comportamento da população que busca em Satuba, evidentemente, oportunidade de morar nos condomínios, nos conjuntos habitacionais, que é um fato muito visível nesses últimos 10, 12 anos que o IBGE registra”, afirmou.
O economista explica que o desenvolvimento do comércio e dos serviços torna a cidade mais atrativa. Outro ponto destacado por Cícero Péricles é a ampliação da rede de transportes entre Satuba e Maceió.
“O terceiro ponto também muito importante é de que, em função desse crescimento de Satuba, há na cidade de Satuba um crescimento do seu comércio, do seu serviço, que torna a cidade ainda mais atrativa. Ela é próxima [a Maceió] e atrativa. E não menos importante é que a rede de transporte entre Maceió e Satuba cresceu e ampliou muito”, disse Cícero Péricles.
Condomínios na região conhecida como Nova Satuba, na cidade de Satuba, na região metropolitana de Maceió
Reprodução/TV Gazeta
Novas necessidades de Satuba
Cícero Péricles ressalta que o crescimento populacional de Satuba precisa ser acompanhado por melhorias e investimentos para que a cidade não dependa somente de Maceió.
“Trabalhar esse crescimento para que Satuba não se transforme em uma cidade apenas dormitório, para que a cidade não seja apenas o local de pouso da população e que seus estudos e seus trabalhos sejam realizados principalmente em Maceió. Então dentro dessa estratégia, melhorar a habitação, melhorar o transporte, melhorar todas as condições, ou seja, o ambiente geral da cidade, para que a população não somente se desloque, mas consiga viver também plenamente”, afirmou.
O prefeito de Satuba, Júnior Tuté, afirmou que o Município aguardava o resultado do Censo para conseguir recursos necessários para melhorias na região composta pelos loteamentos e condomínios, denominada como Nova Satuba.
“As transferências constitucionais que o município recebe agora vão ser referentes a 24 mil pessoas. Até então, todas as transferências constitucionais, todos os recursos que o município desde 2013, desde a criação desses condomínios eram referentes à população de 12 mil pessoas. A gente vai investir exclusivamente nessa localidade que cresceu, que a gente denomina de Nova Satuba. Então vamos construir mais escolas. Vamos construir mais postos de saúde. Vamos melhorar as vias. Então agora, efetivamente, a gente vai poder atender aos anseios e as necessidades daquela comunidade”, disse o prefeito.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Fonte: G1 Read More