
Pela primeira vez, maioria dos brasileiros acredita que a economia vai piorar em um ano
16/07/2025
Comissão do Imposto de Renda debate parecer do relator nesta quarta-feira
16/07/2025
Decreto que regulamenta Lei de Reciprocidade assinado por Lula é publicado
O dólar opera em alta de 0,19% nesta quarta-feira (15), aos R$ 5,5683, ainda avaliando os desdobramentos da ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil.
▶️ Na noite desta terça, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês) iniciou uma investigação comercial contra o Brasil. A legislação serve para corrigir práticas comerciais desleais contra os EUA, com a aplicação de tarifas ou sanções.
O documento mistura alegações comerciais e políticas para justificar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O texto apresenta aspectos do comércio brasileiro que serão alvo da investigação e faz afirmações, sem apresentar provas, sobre supostas práticas abusivas do país.
▶️ No Brasil, o vice-presidente Geraldo Alckmin volta a se reunir com empresários afetados pelas tarifas para discutir a crise e possíveis saídas para ela. Serão ouvidos mais representantes da indústria e o presidente da Câmara Americana de Comércio para Brasil (Amcham), Abrão Neto.
▶️ Ainda por aqui, destaque para a pesquisa Quaest de aprovação do governo Lula. A desaprovação do governo oscilou 4 pontos para baixo, no limite da margem de erro, e está em 53% entre os eleitores brasileiros.
A aprovação da gestão do presidente oscilou para cima e é de 43%. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos. Segundo Felipe Nunes, diretor do instituto, o confronto com Trump ajudou o governo Lula a recuperar parte da popularidade.
▶️ Ainda ontem, mas depois do fechamento dos mercados, terminou sem acordo a audiência de conciliação no STF sobre o decreto que aumentava o IOF. A decisão agora sobre manter o decreto presidencial de Lula cabe ao relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes.
O resultado vai determinar se o governo precisará encontrar outras fontes de recursos ou realizar novos contingenciamentos no Orçamento para cumprir a meta de déficit zero em 2025.
▶️ Dados de inflação dos EUA também são avaliados pelos economistas. O índice de preços ao produtor (PPI) pode dar novas pistas se os preços por lá já sentem efeitos do tarifaço de Trump. Ontem, os preços ao consumidor foram divulgados e mostraram alta em junho.
“As categorias de eletrodomésticos e equipamentos domésticos apresentaram aumento expressivo de preços, indicando algum repasse dos custos adicionais provocados pelas tarifas”, explica a economista Andressa Durão, do ASA.
“Outros itens, como vestuários, bens recreativos e outros bens diversos, registraram variações pontuais de preços, de forma menos intensa ou mais diluída, mas também sugerindo algum repasse”, continua.
Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Entenda o que faz o preço do dólar subir ou cair
💲Dólar
a
Acumulado da semana: +0,18%;
Acumulado do mês: +2,29%;
Acumulado do ano: -10,06%.
📈Ibovespa
Acumulado da semana: -0,58%;
Acumulado da semana: -0,69%;
Acumulado do mês: -2,60%;
Acumulado do ano: +12,44%.
Brasil estuda como responder Trump
Alckmin fala sobre reação do Brasil a tarifaço de Trump
Notas de dólar
Dado Ruvic/ Reuters
Fonte: G1 Read More