Ministério da Fazenda prorroga prazo para credores se inscreverem em plataforma do Desenrola
09/09/2023Ciclone causa prejuízos para produtores rurais da região Sul
10/09/2023 Iniciativa de agricultores de Montanha deu tão certo que dos 2 mil pés plantados, cerca de 350 já foram colhidos e distribuídos em comércios da região e cidades mineiras. Produtores cultivam brócolis, típico em regiões frias, no meio de plantação de pimenta
Um agricultor decidiu aproveitar os espaços de terra entre a plantação de pimenta para plantar brócolis, vegetal tipicamente cultivado em terras frias, em Montanha, uma das cidades mais quentes do Espírito Santo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O tipo de brócolis escolhido pelo produtor Carlos Vassoler foi o híbrido BRO-68, que tolera temperaturas quentes e umidade elevadas, permitindo o cultivo em regiões limitantes e maior aproveitamento de cabeça sem perdas no campo.
A iniciativa deu tão certo que dos 2 mil pés plantados, cerca de 350 já foram colhidos e distribuídos em comércios da região e cidades mineiras.
Brocólis cultivado no Norte do ES
Reprodução/TV Gazeta
“Entre um pé e outro [de pimenta], tem uns dois metros. Como faço irrigação, a gente acaba perdendo o adubo e a água que se encontram naquele local. Aí tive uma ideia de colocar o brócolis porque tinha que colher algo manualmente e de valor agregado. Fizemos sucesso aqui. Ele está tendo uma redução de tempo de produzir e o volume da cabeça de brócolis o dobro que estaria em outros locais”, contou o agricultor.
O engenheiro agrônomo Gilson Soprani, sócio de Carlos, disse que ficou surpreso com o sucesso do cultivo na propriedade.
Produção de brocólis no Norte do ES
Reprodução/TV Gazeta
“Foi surpresa. Ele já tinha tentado umas 10 culturas e chegou com o brócolis que é um desafio inovador porque na nossa região não se planta. Esse brócolis híbrido é mais tolerante a calor, pode ser produzido o ano inteiro e tem uma particularidade de ter menos talo oco, que é um processo que ocorre muito em brócolis em temperaturas altas. O resultado está sendo excepcional até pra gente da área agronômica”, disse o engenheiro agrônomo.
O engenheiro agrônomo também disse que o uso de inseticidas e fungicidas na lavoura foi reduzido devido a diminuição de pragas e doenças.
Brocólis cultivado no Norte do ES
Reprodução/TV Gazeta
Cultivo de brócolis no Norte do ES é desafio para agricultores
Fábio Morais, técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), disse que geralmente o cultivo do vegetal no Espírito Santo ocorre na região Serrana, em Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano e Santa Leopoldina. Juntos, os três municípios respondem por mais de 90% da produção do estado.
“No Norte não é tão comum porque o brócolis exige uma temperatura mais amena. Os agricultores familiares do Norte produzem brócolis mas tem uma janela de produção muito específica que vai de maio a agosto. O brócolis não tolera temperaturas altas”, disse o técnico do Incaper.
Os agricultores de Montanha agora vão fazer outros testes em meio ao calor ainda mais intenso do verão.
Plantação de brócolis entre pés de pimenta no Norte do ES.
Reprodução/TV Gazeta
“Queremos colocar algo de valor agregado: brócolis, couve-flor e o repolho roxo. Vamos ver se tem demanda também. Vamos plantar no verão pra ver se consegue ter a mesma qualidade que temos no inverno. Vai ser um grande desafio porque o verão aqui é muito quente. Primeiro vamos plantar todas, um pouquinho de cada pra fazer um teste pra aí sim ver se dá pra se adaptar ao meio o ano todo”, disse Carlos Vassoler.
Fábio de Morais, técnico do Incaper disse que além do desafio do plantio, também é preciso incentivar o consumo do brócolis na região.
“Por ser uma planta muito perecível tem que ter um comércio muito rápido. No Norte a gente está longe desses centros. Então, o desafio é também estimular o consumo local desse alimento”, disse Fábio de Morais.
Comerciante recebe brócolis cultivado por agricultor do Norte do ES
Reprodução/TV Gazeta
Se depender do comerciante Marcos Caliari o consumo de brócolis na cidade deve aumentar ainda mais.
“Isso fomenta a cidade dando mais dinheiro e com isso gera mais emprego. Se a gente como empresário não puder ajudar os produtores locais quem vai ajudar né?”, disse o empresário.
Recentemente os produtores viajaram para a Europa em busca de inovação e novas possibilidades. Para o técnico agrícola Zenildo Xavier a iniciativa dos agricultores tem tudo para dar certo.
“Montanha hoje é o Mato Grosso capixaba, uma terra de oportunidades, terra do trigo, da maçã, uva e agora do brócolis. Como técnico agrícola e morador do município, temos esse desafio de trazer inovação tecnológica”, disse o técnico agrícola.
VÍDEOS: tudo sobre o Jornal do Campo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Fonte: G1 Read More