Estados decidem aumentar ICMS sobre preço dos combustíveis a partir de fevereiro
27/10/2023‘A qualidade de vida dos mais velhos é terrível’, alerta antropóloga sobre novo perfil da população brasileira
27/10/2023 Índice leva em consideração o número de idosos para grupo de 100 crianças. Dados do Censo Demográfico 2022 foram divulgados nesta sexta-feira (27) e apontam a cidade paulista, única do estado entre as dez com maior índice de envelhecimento, na 10ª posição. Turmalina, cidade do interior de SP, em vista aérea
Prefeitura de Turmalina/Divulgação
Turmalina (SP), localizada no noroeste paulista, é a cidade com maior número de pessoas idosas do estado de São Paulo, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Floreal, Nova Canaã Paulista e Santana da Ponte Pensa, no noroeste paulista, também aparecem no ranking do Censo Demográfico 2022 dos municípios com maiores índices de envelhecimento (IE).
Conforme o levantamento, o índice leva em consideração o número de idosos para cada grupo de 100 crianças e indica a quantidade de idosos a partir de 65 anos em relação à população de 0 a 14 anos. Quanto maior o valor do indicador, mais envelhecida é a população.
LEIA TAMBÉM
Cinco cidades da região estão no top 10 dos municípios que mais cresceram no estado
2ª cidade do estado com maior queda de habitantes ‘comemora’ número
Braúna é a cidade com maior número de indígenas no noroeste paulista
Desta forma, Turmalina lidera o ranking paulista com IE de 205,4, o que equivale a dois idosos por criança. Floreal aparece em 3º lugar, com IE de 178,3. Já Nova Canaã Paulista e Santana da Ponte Pensa estão em 4º e 5º, respectivamente, com IE de 174,2 e 163,7 (veja a tabela abaixo).
Municípios do estado de São Paulo com os maiores índices de envelhecimento (IE) da população em 2022
Turmalina é a unica cidade paulista entre as dez com maior índice de envelhecimento, ficando na 10ª posição. As outras nove cidades são todas gaúchas (confira abaixo).
Em 2022, esse índice chegou a 66,3 no estado de São Paulo, enquanto em 2010 o número era de 36,5, o que evidencia o processo de envelhecimento da população.
Turmalina é a única cidade paulista entre as dez com maior índice de envelhecimento no Brasil
IBGE/Divulgação
Segundo o IBGE, as estatísticas, aliadas às características demográficas, sociais e econômicas da população, são imprescindíveis para a definição de políticas públicas regionais e para direcionamento do investimento público do país.
Pirâmides populacionais
O Censo do IBGE também elaborou uma pirâmide populacional para analisar a estrutura etária dos brasileiros. A base representa as crianças, enquanto o topo é referente à população de idosos.
Distribuição relativa da população residente por sexo, segundo grupos de idade
IBGE, Censo Demográfico/Divulgação
O gráfico acima mostra o estreitamento da linha cinza na base da pirâmide e o alargamento do topo, que caracterizam uma população em envelhecimento e resultam da relação entre o processo de redução da fecundidade e mortalidade, e variação do saldo migratório da população.
No estado de São Paulo, o grupo de crianças de 0 a 14 anos representava 33% da população em 1980 e 21,5% da população em 2010. Em 2022, este percentual foi de 18%, destacando o estreitamento da base da pirâmide.
Proporção da população conforme os Censos
Simultaneamente, o topo da pirâmide se alargou. A população acima de 65 anos era de 4,1% em 1980 e 7,8% em 2010, mas saltou para 11,9% em 2022.
A pesquisa do IBGE também avaliou a razão de sexo, ou seja, o número de homens se comparado ao de mulheres na população.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Fonte: G1 Read More