Ministério da Fazenda prorroga prazo para credores se inscreverem em plataforma do Desenrola
09/09/2023Ciclone causa prejuízos para produtores rurais da região Sul
10/09/2023 Questões como o fenômeno El Niño, as flutuações do dólar e a desaceleração da economia chinesa são de grande interesse para os produtores que trabalham com o principal grão produzido no Brasil. Produtores se preparam para início do plantio da soja
TV TEM/Reprodução
Agricultores do interior de São Paulo estão se preparando para o início do plantio da soja no interior paulista. Flutuações no preço do dólar, a desaceleração da economia chinesa e o fenômeno meteorológico El Niño são fatores que podem impactar na safra e preço do principal grão produzido no Brasil.
Em São Paulo, a janela de plantio começa neste sábado (16), mas isso pode mudar nas propriedades, devido ao vazio sanitário – controle de manejo, determinado pelo Ministério da Agricultura, para evitar a contaminação da ferrugem asiática, principal doença da cultura e que, se não for controlada, pode comprometer até 90% da safra.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil colheu 154 milhões de toneladas de soja, colheita 10,9% superior ao antigo recorde de produção, registrado na safra 2020/2021. Já as lavouras paulistas produziram quase cinco milhões de toneladas em 2023.
Veja a reportagem exibida no programa em 10/09/2023:
Produtores se preparam para início do plantio da soja
O planejamento para a próxima safra também reflete nas agropecuárias, já que a demanda por insumos agrícolas está em alta.
Em uma agropecuária de Ourinhos (SP), a expectativa é vender 1,5 tonelada de adubo e aproximadamente 10 mil sacas de sementes de soja nos próximos dias. As encomendas são entregues nos dias que antecedem o plantio para garantir a germinação e preservar a qualidade.
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Fonte: G1 Read More